Your optional Tagline



Beneficios da Paroxetina

Paroxetina - além da depressão


Antidepressivos não só combatem a tristeza e a apatia típicas da doença, como promovem outros benefícios, segundo novo estudo.

Para esmiuçar os efeitos dessa classe de remédios, pesquisadores da Universidade Northwestem, nos Estados Unidos, optaram por testar a paroxetina, droga que, no cérebro, atua na modulação da serotonina. Essa substância é responsável por consuzir impulsos elétricos entre os neurônios e está por trás da sensação de bem estar.

Eleito o medicamento, os cientistas dividiram 240 indivíduos deprimidos, aleatoriamente, em dois grupos. Um deles foi tratado com a tal paroxetina e o outro com uma mistura inócua. “Notamos que além de diminuir a prostração e o mal-estar característicos da depressão, o remédio causou alterações positivas na personalidade dos pacientes.”, revela à evista SAÚDE!, Tony Tang, que liderou o estudo. ” Eles se tornaram mais extrovertidos, mais estáveis emocionalmente e menos sensíveis ao estresse e a sensações negativas”, explica. Essas mudanças, segundo Tang, favorecem o tratamento da doença, já que diminui a vulnerabilidade a situações adversas.

O cientista Tony Tang, líder do experimento com antidepressivos , submeteu 60 indivíduos à Terapia Cognitivo-Comportamental ( TCC) . ” Ela desencadeou mudanças significativas na personalidade dos pacientes, fortalecendo-os psicologicamente para enfrentar os problemas”, diz.

Fonte: Revista Saúde, fevereiro de 2010.